• 2019 – 2022
– Familiares cuidadores de pessoas em sofrimento psíquico: subsídios para a discussão sobre a corresponsabilidade nos cuidados
Descrição: Pesquisa qualitativa. Identificação e descrição das dificuldades vividas por cuidadores de familiares com transtornos mentais sobre o conhecimento das políticas de saúde mental e acesso aos serviços da rede de atenção psicossocial.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Isabella Gonçalves Martins Ferreira – Integrante.
Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo – Bolsa.

  • 2019 – 2021
– Intervenções de suporte ao luto de familiares após morte do parente com câncer: Revisão integrativa da literatura
– Descrição: Identificação das modalidades interventivas a familiares enlutados em face à morte de um ente acometido de câncer.
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Lorena Wanzeler Fortuna – Integrante.

  • 2018 – 2021
– Grupos de Terapia Ocupacional como estratégia de cuidado em saúde mental: a percepção de familiares cuidadores de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia
– Descrição: Pesquisa qualitativa. Avaliação de intervenção com grupos de terapia ocupacional com cuidadores de familiares com esquizofrenia e avaliação dos resultados.
– Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Integrante / Luiz Jorge Pedrão – Coordenador / Lígia Beatriz Romeiro Rôse – Integrante.

  • 2018 – 2020
– Avaliação de intervenções grupais de terapia ocupacional com cuidadores de pacientes hospitalizados
– Descrição: Pesquisa qualitativa realizada em hospital de nível secundário. Foi avaliado o resultado de intervenções com grupos de terapia ocupacional destinados a cuidadores de pacientes hospitalizados..
– Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Luana Maria Coscrato de Melo – Integrante.
– Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo – Bolsa.

  • 2016 – 2017
– Atuação no campo da saúde mental na percepção de estudantes de Terapia Ocupacional: Estudo qualitativo descritivo
– Descrição: Caracterização das diferentes expectativas de estudantes em face à realização de estágio no campo da saúde mental e atuação profissional na área, Subsídios para revisão de conteúdos curriculares.
– Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Clara Smaira de Freitas – Integrante.
– Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo – Bolsa.

 

  • 2014 – 2017
– Terapia ocupacional em saúde mental: Articulação entre modelos de atuação e políticas públicas
– Descrição: Pesquisa qualitativa. Identificação de lacunas e aproximações entre os modelos brasileiros de terapia ocupacional em saúde mental com políticas vigentes da área.
– Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Mariana Gomes Silva – Integrante.
– Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo – Bolsa.
  • 2011 – 2012
– Estratégias de enfrentamento de problemas empregadas por cuidadores de pacientes com transtorno mental (Iniciação Científica – Santander)
– Descrição: Estudo bibliográfico sobre os modos de enfrentamento que cuidadores informais (predominantemente familiares) empregam nas tarefas de cuidados a pessoas com transtornos mentais. Por meio de consulta em bases de dados, foram selecionados artigos científicos indexados e os dados foram obtidos dessas fontes de referência, tendo sido analisados com análise temática de conteúdo de Bradin (1977). Constatou-se necessidade de desenvolvimento de estratégias de intervenção direcionadas à saúde dos cuidadores, devido à sobrecarga que experimentam no cotidiano..
– Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Bento Miguel Machado – Integrante.

  • 2011 – 2012
– Avaliação da sobrecarga em cuidadores de familiares com esquizofrenia antes e após intervenção grupal
– Descrição: Este estudo constituiu um desdobramento do projeto de pesquisa “Representações sociais sobre o desempenho ocupacional de pessoas com transtornos mentais na perspectiva de familiares cuidadores” (a primeira etapa foi desenvolvida em hospital dia em saúde mental). Esta segunda etapa trata-se de um estudo quali-quantitativo para a avaliação da sobrecarga de 20 familiares cuidadores de portadores de esquizofrenia, em acompanhamento no ambulatório de esquizofrenia da enfermaria de Psiquiatria do HCFMRP-USP. A avaliação da sobrecarga foi realizada antes e após a participação dos cuidadores em cinco grupos psicoeducativos. O instrumento para a obtenção dos dados foi a Escala de Avaliação da Sobrecarga Familiar FBIS-BR, versão brasileira da escala The Family Burden Interview Schedule ? Short Form (FBIS/SF), elaborada por Tessler e Gamache em 1996 nos Estados Unidos. Foi também utilizado um questionário para acessar dos cuidadores a forma como percebem as contribuições dos grupos psicoeducativos, visando discutir a eficácia dos mesmos sobre o nível de sobrecarga dos familiares cuidadores.
– Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
– Integrantes: Leonardo Martins Kebbe – Coordenador / Angélica da Silva Araújo – Integrante.